'UA-25752038-1']

Vitrine Virtual

**

**

*

*

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Massa básica para pão caseiro



2 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher de sobremesa de sal
1 e 1/2 colher de sopa de açúcar
1/2 colher de sopa de leite em pó
1 colher de sopa de manteiga (de preferência, sem sal)
1 tablete (15 g) de fermento biológico fresco
140 ml de água

Preparo:
Coloque em um recipiente os "secos": farinha de trigo, sal, açúcar, leite em pó, manteiga e o fermento biológico esfarelado. Misture com uma colher e com as mãos. Vá acrescentando a água aos poucos, misturando ainda dentro do recipiente.
Muita calma nessa hora: a massa vai estar pegajosa, e é assim mesmo. Retire a massa do recipiente e leve a uma bancada. Ela vai estar grudando nas suas mãos e na bancada, mas você vai ser forte e não colocará mais farinha. Vá sovando a massa (puxe um punhado de massa na sua direção e empurre com o punho, fazendo força para frente e para baixo, repetindo esse movimento e mudando a posição da massa na bancada). Braço forte: tem que sovar bastante, uns 15 minutos amassando. Nesse amassa-amassa, vai chegar um momento que a massa ficará elástica e não grudará mais na bancada e nas suas mãos. A explicação é que, sovando bem, você estará ativando a rede de glúten da farinha, e ela deixará de ser pegajosa. Separe a massa em partes iguais e faça bolinhas, coloque na assadeira e deixe descansar uns 20 min. Passado esse tempo, modele as bolinhas a seu gosto (fiz compridas, no formato de pão de hot dog, mas devia ter dado mais altura) e coloque de novo na assadeira, dessa vez deixe crescendo uns 40 min. Pincele ovo batido (opcional) e leve ao forno médio até dourar. Aqui ficou uns 30 min, mas fique de olho.

Como você não ficou acrescentando mais farinha de trigo ao léu na hora de sovar a massa, o pão não fica com aspecto pesado, a massa fica muito leve e fofa. Você pode colocar um pouco de parmesão ralado em cima de cada pão antes de assar para ficar aquela crosta de queijo. Para pães doces, depois do primeiro descanso, recheie a bolinha com um pedaço de goiabada e prepare uma calda (fondant ou açúcar de confeiteiro + água) para jogar em cima do pão depois de assado.

Atualização: essa receita recomenda que se use apenas a quantidade indicada de farinha de trigo, não mais. A ideia é pedir que você resista à tentação de querer que a massa desgrude das mãos logo no começo da sova, pois ela vai começar grudentinha e vai desgrudar à medida em que você for sovando. No entanto, talvez eu tenha sido negligente em afirmar para nunca, never, jamais acrescentar mais farinha - foi recomendação da receita original e deu certinho comigo, aliás, sempre dá. Mas quem faz pães e massas sabe que farinha de trigo, às vezes até da mesma marca, comporta-se das maneiras mais distintas. Se você mora em local úmido, de repente sua farinha fica com mais umidade também e a receita pediria um tico a menos água, por exemplo. Assim, se você for começar a sovar e a massa estiver pegajosa demais, tipo esparramando na bancada, jogue um pouquinho mais de farinha. O que precisamos ter em mente é que não vamos fazer a massa desgrudar das mãos com farinha, e sim com sova. E persista na sova. Farinha é um último recurso. Desse jeito é que você vai conseguir um pão fofinho como promete a receita :)

*Fonte: http://www.casacoisasesabores.com.br/2011/11/bicho-padeiro-massa-basica-para-pao.html

Nenhum comentário: