'UA-25752038-1']

Vitrine Virtual

**

**

*

*

sábado, 28 de abril de 2012

Bolinhos com frutas e calda de vinho do porto



Ingredientes:
125g manteiga sem sal em temperatura ambiente
125g açúcar refinado
2 ovos em temperatura ambiente
125g farinha de trigo
1 colher chá de fermento para bolo
80ml leite em temperatura ambiente
150g framboesas (pode ser congeladas)
150g amoras (pode ser congeladas)
150ml vinho do porto
50g açúcar
12 forminhas médias
assadeira
papel alumínio
barbante

Preparo:
Unte 5 forminhas, forre o fundo com papel manteiga e reserve ( este foi o rendimento que tive). Pré-aqueça o forno -180oC.
Bata a manteiga e o açúcar até ficar com uma mistura clara e cremosa. Acrescente os ovos um por um batendo bem após cada adição. Peneire a farinha e o fermento e acrescente-os aos poucos à receita, intercalando com o leite. Mexa tudo delicadamente para incorporar os ingredientes mas também para preserver as bolhas de ar que já se criaram na massa.
Forre as forminhas com um pouco das frutas, se esforçando para manter uma camada – ao invés de entupir o fundo com trocentas frutas. Divida a massa pelas forminhas, enchendo até ¾. Cubra cada forminha com papel alumínio e amarre com um barbante. Transfira as forminhas para uma assadeira meio funda e encha metade da assadeira com água quente antes de levar ao forno. Confesso que costumo colocar a assadeira com as forminhas no forno, e só então derramo a água quente. Isto porque às vezes acho delicado mexer uma assadeira com água fervendo dentro. Asse por uns 35 minutos. Faça o teste do palito. Retire do forno e deixe esfriar.
Enquanto as forminhas estiverem esfriando coloque o restante das frutas numa panelinha, seguido do Porto e açúcar. Deixe em fogo médio/baixo até que fiquem macias.
Quando os bolinhos tiverem frios transfira-os para o prato aonde forem ser servidos. Regue cada um com a calda de frutas e vinho (porto ou tinto). Ou se preferir com um pouco de creme inglês.

Nenhum comentário: