'UA-25752038-1']

Vitrine Virtual

**

**

*

*

terça-feira, 1 de junho de 2010

Arroz de Poty (Arroz de Coco)



Descasque 1 kg de camarão médio e reserve.

Lave em 5 águas, 500g de arroz, escorra e ponha a cozinhar em água abundante e sem sal até amolecer. Retire, escorra e volte para uma panela grande e funda. Acrescente, então, ½ litro de leite grosso de coco e 1 copo de leite de vaca. Tempere com sal. Reserve mais leite de vaca para, se necessário, acrescentar, pois não deve ficar muito duro – deve ter consistência cremosa e firme. Verifique o sal.

Volte ao fogo médio, mexendo sempre e quando começar a soltar das bordas da panela, retire e coloque em pequenas fôrmas untadas, reservando aquecido.

Refogue 1 cebola grande ralada em 2 colheres (sopa) de azeite e 1 colher (sopa) de manteiga. Quando estiver transparente, acrescente 3 tomates (sem pele e sem semente, em cubos) e refogue até desmanchar. Agregue os camarões e refogue por mais 4 minutos. Deite 400 ml de leite bem forte de coco, baixe o fogo, tempere com sal e deixe apurar até ficar um caldo grosso.

Por fim, agregue 4 pimentas de cheiro (doces, sem ardume e verdes) em anéis finíssimos, mexa e desligue. Se gostar de pimenta picante, dê preferência às amarelas (cumari do Pará, Habanero amarela, Scoth Bonett, Pingo de ouro), mas faça o teste do ardume para não exagerar e estragar a receita.

Desinforme o arroz de coco no centro de um prato, arrume os camarões por cima, finalize com coentro miudamente picado e castanha de caju granulada. Sirva bem quente.

P.S.: se não gosta de coentro, não o substitua por salsinha..... simplesmente não use.
--------------------------------------------------------------------------------
Adriana Lucena é especialista em políticas agrícolas, produtora de pimentas, Chef de cozinha e líder do Convivium Slow Food Potiguar.
*Fonte: http://www.slowfoodbrasil.com/content/view/206/86/

Um comentário:

Federica Simoni disse...

ottimo questo piatto!molto invitante!ciao!