'UA-25752038-1']

**

**

Vitrine Virtual

*

*

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Bagel


Pão de origem judaica, elaborado com fermento biológico, com formato de aro, de textura macia e com sabor de massa cozida. Muito saboroso. Nesta versão foram polvilhados com sementes de papoula, que dão uma boa apresentaçào.

Rendimento: 12 bagels de 55 g
Tempo de preparo: 1 hora (mais 1 hora para a massa crescerm mais 20 minutos para secar os bagels mais 25 minutos de forno)

Ingredientes

2 tabletes de fermento biológico . 30 g
4 xícaras (chá) de farinha de trigo . 480 g
4 colheres (sopa) de açúcar . 48 g
2 colheres (chá) de sal . 5 g
5 colheres (sopa) de azeite de oliva espanhol . 50 g
1 ovo . 50 g
1 colher (sopa) de sementes de papoula . 8 g
Modo de Fazer
Coloque em uma panela 1 xícara das de chá de água e leve ao fogo por 2 minutos ou até amornar. Retire do fogo e despeje em uma tigela. Junte o fermento biológico e despeje a água morna. Mexa até o fermento dissolver. Cubra a tigela com filme plástico e deixe crescer, em local aquecido, por 15 minutos.
Peneire em uma superfície lisa a farinha de trigo com o açúcar e o sal. Faça uma cavidade no centro e despeje o fermento crescido e 3 colheres (sopa) de azeite de oliva. Misture os ingredientes com as mãos por 5 minutos ou até formar uma massa lisa e elástica.
Transfira a massa para uma tigela e cubra com filme plástico. Deixe descansar, em local aquecido, por 30 minutos ou até dobrar de volume.
Em seguida, coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada e sove por 5 minutos ou até tirar o ar da massa. Divida a massa em 12 partes, faça bolinhas e achate-as. Com o dedo indicador, faça um furo (1 cm de diâmetro) no centro de cada bolinha e arrume-as em uma assadeira untada com 1 colher (sopa) de azeite de oliva. Cubra a assadeira com filme plástico e deixe crescer, em local aquecido, por 15 minutos.
Unte um pedaço de papel-manteiga (23 cm x 33 cm) com o azeite de oliva restante.
Coloque em uma panela 1 litro de água e leve ao fogo por 14 minutos ou até começar a ferver. Abaixe o fogo. Junte 4 bagels de cada vez e cozinhe por 2 minutos. Retire com uma escumadeira, coloque sobre o papel manteiga. Repita o mesmo procedimento com o restante da massa. Deixe os bagels sobre o papel-manteiga por 20 minutos ou até secar.
Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC).
Transfira os bagels com o papel manteiga para uma assadeira (23 cm x 33 cm) .
Coloque o ovo em um prato fundo, bata rapidamente pincele a massa e polvilhe as sementes de papoula. Leve ao forno por 25 minutos ou até os bagels dourarem. Retire do forno e sirva em seguida.
Valor nutricional por bagel
200 calorias; 34 g de carboidratos; 7 g de proteínas; 5,5 g de gorduras totais (1 g de saturada, 3,5 g de monoinsaturada e 0,5 g de poliinsaturada); 20 mg de coleterol; 5,5 g de fibras; 2 mg de ferro; 15 mg de cálcio.
*Fonte: http://www.azeite.com.br

Nenhum comentário: